Em vlog, Roberto Kovalick faz receitas com frutas vermelhas e sua nutricionista explica quais são os benefícios dessas frutas

 

Kovalick fala da importância das frutas vermelhas e faz receitas — Foto: Roberto Kovalick

 

As frutas são parte essencial de uma dieta saudável e equilibrada, e as vermelhas são especialmente importantes para quem pratica atividade física, como explica o apresentador e jornalista Roberto Kovalick na segunda temporada do Correndo com o Hora 1.

 

No Vlog do Kovalick, a nutricionista Julia Bargieri lista os benefícios das frutas vermelhas — como morango, mirtilo, amora — e o apresentador faz receitas fáceis e deliciosas com a ajuda especial de sua filha, Kiara. Confira!

 

Benefícios das frutas vermelhas para quem treina

 

"As frutas vermelhas têm diversos benefícios para os praticantes de atividade física; um deles é que elas são antioxidantes, ou seja, elas combatem o estresse oxidativo causado pelo exercício", explica Julia Bargieri.

 

Além disso, a nutricionista ressaltou as propriedades anti-inflamatórias dessas frutas e sua ação na recuperação muscular: o consumo ajuda a repor os estoques de glicogênio que nós perdemos durante a atividade física. O glicogênio é combinação de moléculas de glicose e ele dá energia para os músculos durante a prática de exercício físico.

 

Kovalick ensina a fazer milk-shake pós treino, picolé e crumble com frutas vermelhas

 

Com a ajuda de sua filha, Kiara, Roberto Kovalick fez 3 receitas fáceis e deliciosas com frutas vermelhas: milk-shake pós treino, picolé e crumble. O apresentador explica que as receitas podem ser preparadas com frutas vermelhas frescas e também congeladas, pois suas propriedades ainda são mantidas. Essa é uma maneira mais econômica de consumir as frutas vermelhas, pois elas costumam ter valor elevado quando frescas.

Para fazer o milk-shake pós-treino, você vai precisar de:

 

  • Iogurte, leite ou água de coco: depende do seu gosto ou da quantidade de calorias que você quer consumir;
  • Frutas vermelhas: as escolhidas por Kovalick foram morango, amora e mirtilo;
  • Whey protein: você pode usar 2 colheres de sopa;
  • Bata os ingredientes no liquidificador ou com a ajuda de um mixer.

 

Para fazer o picolé de frutas vermelhas, você vai precisar de:

 

  • Frutas vermelhas: escolha as de sua preferência.
  • Bata as frutas com água de coco no liquidificador ou com um mixer.
  • Coloque a mistura em forminhas de picolé e leve-as ao congelador.

 

Já o crumble de frutas vermelhas não é uma receita fit, mas é deliciosa: "É uma sobremesa bastante calórica, mas é para aqueles dias em que você vai correr 10 quilômetros, fizer muito exercício, e precisa de muita energia", explica Kovalick. O crumble é uma sobremesa de origem inglesa, que combina frutas e uma farofa doce crocante.