Apesar de benéfica, profissional explica que a dieta cetogênica deve ser realizada com cautela

A dieta cetogênica, também conhecida como dieta keto, foi eleita como o plano alimentar que emagrece mais rápido, segundo ranking global do US News & World Report. Apesar de parecer fácil de seguir, nutricionista esclarece os cuidados necessários para quem deseja iniciar nessa dieta.

 

 

A dieta cetogênica consiste na retirada de uma boa parte de um macronutriente importante chamado carboidrato, que é encontrado em pão, macarrão, batata, aipim, algumas frutas e vegetais.

Segundo a nutricionista Letícia Gonçalves, esse plano alimentar deve ser seguido com cautela e orientação profissional. “Tem uma diminuição de um macronutriente importante para ganhar energia, além de ter restrição de outros nutrientes”, afirma Letícia.

Ainda de acordo com a nutricionista, a base da dieta cetogênica são as gorduras boas, como abacate, sementes como chia e linhaça, castanhas, carnes, ovos, frangos e peixes gordurosos.

Quem pode ser beneficiado com a dieta cetogênica? 

A nutricionista explica que várias pessoas podem ser beneficiadas, como aquelas que possuem epilepsia, principalmente as crianças. A dieta também é utilizada para processo de emagrecimento, ajuda na diminuição da glicose e controle da diabete. 

De acordo com a nutricionista, a dieta não pode ser feita a longo prazo por uma pessoa que não esteja tratando uma doença. “Pode causar alguns efeitos como dor de cabeça, mal-estar, tudo por conta da falta do carboidrato”, afirma.