Classificado como uma “enciclopédia” da gastronomia, o site TasteAtlas elegeu a jabuticaba como a segunda melhor fruta do mundo. Tradicionalmente brasileiro, o alimento de casca roxa e polpa branca ficou atrás somente do mangostão, fruta típica de países como Indonésia, Malásia, Brunei e Timor Leste.
De acordo com o TasteAtlas, a jabuticaba é nativa dos estados Goiás, Minas Gerais e São Paulo. “A jabuticabeira leva de seis a oito anos para dar frutos, por isso, essas bagas são tão valorizadas”, frisou o site no artigo que traz o top 10 das melhores frutas do mundo. O açaí também surge na listagem, mas em sétima posição.
Para saber quais são os poderosos nutrientes e benefícios da jabuticaba, a Coluna Claudia Meireles recorreu à expertise da nutricionista Letícia Gasparetto, de Brasília. Conforme destaca a especialista, a fruta dispõe de propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, como as antocianinas.
A jabuticaba ocupa a segunda colocação em um ranking que traz as melhores frutas do mundo
Os ativos antioxidantes, presentes na jabuticaba, ajudam na proteção contra danos celulares e no combate à inflamação. A fruta também é uma “excelente” fonte de vitamina C, ou seja, contribui para fortalecer o sistema imunológico e auxilia na absorção de ferro.
Por ter componentes anti-inflamatórios, Letícia sugere que as mulheres consumam a jabuticaba, especialmente as que tiverem endometriose em razão das dores e por contribuir com a saúde cardiovascular. Com alto teor de fibras, a fruta contribui com o funcionamento do sistema digestivo por ajudar “na regulação do trânsito intestinal”.
“A jabuticaba integra vários nutrientes, desde carboidratos, fibras, vitamina C, cálcio, fósforo até ferro. Essa fruta é versátil e tem um perfil nutricional que a torna valiosa, além de poder ser incluída em uma dieta equilibrada, proporcionando sabor e benefícios à saúde”, esclareceu Letícia.
No artigo sobre a jabuticaba, o site TasteAtlas ressaltou que as pessoas geralmente saboreiam a fruta de forma fresca por gostarem de “comer na hora”. A “enciclopédia” da gastronomia, contudo, listou que alimentos de casca roxa e polpa branca também costumam ser transformados em geleias, sucos e sorvetes.
O suco é uma alternativa para desfrutar dos benefícios da fruta